sexta-feira, 2 de outubro de 2009

3 de Outubro consagração aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu

Basílica dos Mártires de Cunhaú


Em 16 de junho de 1645, o Pe. André de Soveral e outros 70 fiéis foram cruelmente mortos por 200 soldados holandeses e índios potiguares. Os fiéis estavam participando da missa dominical, na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho Cunhaú - no município de Canguaretama (RN). O que motivou a chacina? A intolerância calvinista dos invasores que não admitiam a prática da religião católica: isso custou-lhes a própria vida. Mais 80 pessoas foram mortas pelos holandeses, entre elas, o Padre Ambrósio Francisco Ferro, que manteve a firmeza na fé defendendo fiéis. Na mesma ocasião, o camponês Mateus Moreira teve o coração arrancado pelas costas, enquanto repetia a frase: "Louvado seja o Santíssimo Sacramento".

O processo de beatificação foi aberto pela Santa Sé, em 16 de junho de 1989. Em 21 de dezembro de 1998, o Papa João Paulo II assinou o Decreto reconhecendo o martírio de 30 brasileiros, sendo dois sacerdotes e 28 leigos. O Postulador da Causa dos Mártires é Monsenhor Francisco de Assis Pereira.

Segundo Monsenhor Francisco, "a memória dos servos de Deus sacrificados em Cunhaú e Uruaçu permaneceu viva na alma do povo potiguar, que os venera como enclíticos defensores da fé católica".

Monsenhor Assis acompanhou o processo de beatificação junto ao Vaticano, por mais de dez anos, reunindo documentos em pesquisas realizadas em Portugal, Holanda e no Brasil. Deste material resultou o livro Protomártires do Brasil, de sua autoria, lançado no final de 1999.

A beatificação aconteceu na Praça de São Pedro, no Vaticano, em 5 de março de 2000, em celebração presidida pelo Papa João Paulo II. Cerca de mil brasileiros participaram da solenidade.


A Basílica dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, construída na avenida Miguel Castro, no bairro Nazaré, será inaugurada neste sábado (3), às 8h.
A igreja, construída em uma área de 1.630 metros quadrados, com capacidade para 1.200 pessoas sentadas, levou três anos para ser concluída e teve um custo estimado em R$ 1,5 milhão. A obra foi realizada através de doações do Governo do Estado, Assembleia Legislativa e dos mais diversos segmentos da sociedade.
A expectativa é que a Basília movimente economicamente a região administrativa onde está inserida.
De acordo com o pároco de Nossa Senhora da Esperança, Augustin Juan Calatayud, a Basílica criará uma movimentação turística religiosa, o que fomentará um crescimento comercial na região Oeste. A programação começará às 8h, com missa do Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macedo, com os diáconos, padres e autoridades do estado.
Às 16h, uma procissão em homenagem ao feriado dos Mártires, comemorado no dia 3 de outubro, sairá da basílica para percorrer as principais ruas do bairro. Na volta, será realizada uma missa de encerramento.
Em 3 de outubro é feriado estadual no Rio Grande do Norte para a consagração aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu. A Lei número 8913/2006 foi promulgada pela governadora Wilma de Faria em 6 de dezembro de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário