quinta-feira, 10 de março de 2011

"A Quaresma é uma grande romaria em direção à Páscoa"



Há mais de dez anos Dom Alberto Taveira escreve o “Retiro Popular”, roteiro de oração e meditação para o período quaresmal. Neste ano, o tema escolhido é “Peregrinos”.

Na Quarta-feira de Cinzas inicia-se um tempo forte para toda a Igreja: o tempo da Quaresma, quarenta dias em que todos os fiéis cristãos são chamados a uma profunda revisão de vida, de forma a alcançarem a conversão nas atitudes, sentimentos e valores em preparação para a Páscoa do Senhor.


Este texto do Salmo 84 diz assim que, quando o peregrino passa, o vale da aridez se transforma em fonte borbulhante. A novidade é que, se nós vivermos a vida como peregrinos, o caminho ficará diferente. Hoje nós tendemos a ficar muito dependentes das circunstâncias, não é? Então, se tem chuva, se tem sol, frio ou calor... ficamos dependendo disso; quando a experiência da fé nos deve fazer transformar a realidade.

Os ambientes se transformam quando vivemos bem essa nossa busca de vida cristã. Então, a novidade é que o cristão transforme a sua vida e transforme o mundo pela sua presença. Eu penso que a novidade está no enfoque que cada pessoa dá a essa sua vivência quaresmal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário