sábado, 29 de janeiro de 2011

“Por causa da Tua Palavra, lançaremos as redes”


Manhã de sexta-feira no ENF

Palavra de Deus que é ouvida e acolhida é ANUNCIADA! A nossa missão de fazer a Palavra de Jesus chegar a mais e mais pessoas foi o foco da primeira pregação da manhã desta sexta-feira (28): “Por causa da Tua Palavra, lançaremos as redes”, conduzida pela coordenadora do Ministério de Formação, Lucimar Maziero.

Antes de iniciar a desenvolver o assunto, Lucimar fez um resgate das últimas temáticas adotadas pela RCC do Brasil – “Jesus Cristo é o Senhor” e “Proclama a Palavra, anuncia a Boa Notícia” -, pois a partir dali partilharia como estes temas se completam entre si. Segundo ela, a Palavra de Deus passa por três momentos em nós: primeiro é ouvida; posteriormente, acolhida; para finalmente ser anunciada.

E o lugar primordial de anúncio é o Grupo de Oração, um espaço privilegiado para que o Evangelho seja transmitido. Lucimar chamou, neste momento, um vídeo produzido pelo Escritório Nacional sobre os Grupos de Oração.

Depois da exibição, tomou a Bíblia e passou a meditar sobre cada um dos versículos que inspirou a moção de Deus para este ano de 2011. “Assim como o povo se comprimia para ouvir a Palavra de Jesus, também estamos aqui assim”, disse, ao analisar o primeiro deles. Ela buscou uma ligação com a última exortação apostólica do Santo Padre, a Verbum Domini, na qual ele afirma que a Igreja precisa redescobrir a escuta e a vivência das Escrituras. “Quanto mais escutarmos, mais vamos crescer, amadurecer, crescer para a missão”, explicou. Ao ouvir a Palavra, afirmou Lucimar, poderemos saber para onde o Senhor nos enviará em missão.

No segundo versículo, Jesus encontra as barcas paradas na praia, com os pescadores consertando suas redes. A pregadora questiona: “Onde está estacionado o meu Grupo de Oração, meu ministério?”. Lucimar explica que a barca foi o lugar escolhido por Jesus para fazer o seu ensino. Por consequência, é da barca do nosso GO que devemos anunciar. Dessa maneira, é necessário consertar as suas redes, para que elas possam ser lançadas.

A coordenadora do Ministério de Formação lembrou que o enchimento do barco por peixes acontece após o anúncio, não antes: “Enquanto não anunciarmos, o nosso Grupo de Oração vai ficar vazio, tanto de pessoas, quanto de unção”.

Proclamar a Palavra, seja qual for a condição
Enquanto Lucimar Maziero pregava no palco do Encontro Nacional de Formação, houve uma queda de energia na cidade de Lorena/SP, algo que também afetou o campus da UNISAL. No entanto, ela não deixou de pregar: “Não adianta ficar parado com a rede vazia. Se eu parasse de falar porque acabou o som, a Palavra não iria chegar. Se é assim, sem som, que Ele quer, assim tem que ser feito!”, exclamou Lucimar, levantando uma salva de palmas dos participantes. Ela continou: “Não adianta nada todo esse equipamento, se não tiver quem anuncie. O maior instrumento de evangelização é a vida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário